sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pré-existencia Literal ou Virtual de Cristo? João 17:5


Pré-existencia Literal ou Virtual de Cristo? João 17:5

João 17:5
E agora, Pai, glorifica-me em sua presença com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo começou. (NVI)
Por
Bíblico Unitário
1. Não há dúvida de que Jesus "existiu" antes que o mundo começou. Mas ele existiu literalmente? Como uma pessoa ou a presciência de Deus? Na mente de Deus?" Tanto Cristo quanto a empresa estar no Corpo de Cristo, a Igreja, existiram na presciência de Deus antes de estar vivo. Cristo era o"logos", o "plano" e “ação” de Deus desde o início, e ele se fez carne (concretizou), só quando ele foi concebido. É preconceito trinitária que faz com que as pessoas leiam um real existência física neste versículo, em vez de uma existência figurada na mente de Deus. Quando 2 Timóteo 1:9 diz que cada cristão foi dado de graça "antes do início da época," ninguém tenta provar que éramos realmente vivos com Deus na época. Todos reconhecem que nós estávamos "na mente de Deus",ou seja, em conhecimento de Deus. O mesmo é verdade de Jesus Cristo. Sua glória estava "com o Pai" antes que o mundo começou, e em João 17:5, ele rezou para que ele viria para a manifestação.
2. Jesus estava rezando para que ele teria a glória do Antigo Testamento predisseram, que tinha sido na mente de Deus, o Pai, antes que o mundo começou, e viria a concretizar-se em sua pessoa.Trinitarianos, entretanto, ensinam que Jesus estava orando sobre a glória que ele teve com Deus, muitos anos antes de seu nascimento, e eles afirmam que isto prova que ele teve acesso à mente e lembrança de sua "natureza de Deus." No entanto, se, como um homem, Jesus "lembrado" estar na glória com o Pai antes que o mundo começou, então ele teria sabido que ele era Deus em todos os sentidos. Ele não teria pensado em si mesmo como um "homem" em tudo. Se ele sabia que era Deus, ele não poderia e não poderia ter sido "tentado em todos os sentidos assim como nós somos", porque nada do que ele teria passado teria sido uma verdadeira "tentação" para ele. Ele não teria tido medo e não pensaria em fracasso. Não faz sentido real em que a Escritura podia realmente dizer que ele foi "feito semelhante a seus irmãos em todos os sentidos" (Hb 2:17), porque ele não teria sido como nós em tudo. Além disso, a Escritura diz que Jesus "cresceu" no conhecimento e sabedoria. Isso não seria realmente verdade, se Cristo teve acesso a algum tipo de natureza como DEus, com infinito conhecimento e sabedoria. Estaríamos desta forma indicando que tudo que Cristo passou foi uma peça teatral, que ele se tratava de um ator apenas. Logicamente que não. Neste sentido vemos que o pensamento trinitariano nas “entrelinhas” nega a verdadeira humanidade de Cristo sendo desta forma o pensamento do anti-cristo que nega que o Cristo veio em carne ( humano) como diz I João 4:3,4
Acreditamos que João 17:5 é um grande exemplo de um versículo que demonstra a necessidade de um pensamento claro sobre a doutrina da Trindade. O versículo pode ser claramente interpretado de uma forma que é honesto e biblicamente som, e mostra que Cristo era um homem, mas foi na presciência de Deus, como o plano de Deus para a salvação da humanidade. Também pode ser usada da maneira trinitarianos usá-lo: para provar a Trindade. No entanto, quando ele é usado dessa forma, revela um Cristo que nós, como cristãos não podem realmente se identificar. Ainda não temos uma natureza divina para nos ajudar quando somos tentados ou estão em dificuldade ou falta de conhecimento ou de sabedoria. A Bíblia diz que Cristo pode "compadecer-se das nossas fraquezas", porque foi "tentado em todos os sentidos, assim como nós somos" (Hb 4:15). A força desse versículo é muito simples. Porque Cristo foi exatamente como somos, e foi tentado de todas as maneiras como somos, ele pode compartilhar conosco. No entanto, se ele não era "assim como nós somos", então ele não seria capaz de compartilhar conosco. Nós afirmamos que a posição de um Cristo, um Deus-homem torna impraticável a nossa semelhança com ele.
3. "Oração de Jesus em João 17 define um exemplo maravilhoso para nós, como cristãos. Ele abriu seu coração ao seu Pai, "a verdade só Deus" (João 17:3), e rezou para que as profecias do Antigo Testamento sobre ele seria cumprida.
4. Para a relação de Cristo com o Plano de Deus, veja as notas sobre João 1:1 . Para saber mais sobre Cristo na presciência de Deus, leia a nota sobre João 8:58 .
Catecismo Racoviano , pp 144-146
Snedeker , p. 424 e 425
João 17:5
Por
Confirmar as Escrituras
João 17:5 
"E agora, ó Pai, glorifica-me tu com o teu próprio eu com aquela glória que Eu tinha contigo antes que o mundo existisse."

Problema: 
Se Cristo tinha glória com Deus antes que o mundo era, então, obviamente, argumenta-se que ele deve ter existido antes de seu nascimento na Terra.

Solução:
  1. Stress é muitas vezes colocada em "declaração de Jesus que tinha glória com o Pai. As Testemunhas de Jeová em sua Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas traduz este versículo da seguinte forma: "Então agora você, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que Eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse." 1 Mas o grego preposição "para" traduzida como "com" no AV e "ao lado" na TNM também ocorre em João 01:06: "Houve um homem enviado de grego: para} Deus, cujo nome era John. {" Se a preposição em João 17:5 requer a literal pré-existência de Cristo, em seguida, da mesma forma que exige o literal pré-existência de João Batista. 2 É interessante notar que a TNM traduz de forma inconsistente João 1:6 da seguinte maneira: "Surgiu um homem que foi enviado como representante de Deus: seu nome era João ". Não há nenhum indício de pré-existência aqui.
  2. Como Jesus poderia ter a glória com o Pai "antes que o mundo estava" se ele não literalmente pré-existe? Uma ilustração é útil: Um arquiteto vê e sabe os detalhes bonitos de sua proposta de construção antes que o site está preparado, ou a pedra fundamental colocada.Mas Deus é o grande arquitecto e em Seu plano divino, Cristo foi "o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Ap 13:8) - a pedra angular "antes da fundação do mundo". (1 Pedro 1:20). O edifício vai ser devidamente bem ajustado (Ef 2:21) para constituir a sua parte no "reino preparado... A partir da fundação do mundo". (Mat. 25:34). Cristo foi "conhecido", mas não se formou até nascido da Virgem Maria, nos dias do rei Herodes. Da mesma forma, a glória que ele teve com seu pai estava no plano divino do grande arquiteto. Foi objecto de testemunho profético "quando {o Espírito de Cristo} antemão testemunho sobre os sofrimentos de Cristo ea glória que deve seguir." (1 Pedro 1:11 cf. John 12:41).
  3. Escritura fala como se os outros pré-existentes, assim como Cristo. Considere o seguinte:
    1. Dos crentes, Paulo escreveu:
      1. "Os que dantes conheceu". (Romanos 8:29).
      2. "Ele já dantes preparou {note o pretérito} glória." (Cf Rm 9:23. 2 Tm. 1:9).
      3. "Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo". (Ef. 1:4).
    2. De Jeremias, o Senhor disse: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que tu saísses da madre eu te santifiquei e te dei por profeta às nações". (Jr 1:5). 
Mas quem iria disputar a pré-existência de Jeremias e de outros crentes, porque o empregado países de língua que Deus os conhecia antes de eles nascerem? Da mesma forma, a linguagem de João 17:5 deve ser entendido em termos deste fundo. A menos que o princípio é reconhecer que Deus "chama as coisas que não são como se fossem" (Rm 4:17), a confusão vai resultar em interpretação bíblica, como acontece com a interpretação pré-existência arrancada dada a essa passagem em João evangelho.
  1. O contexto é suficientemente claro que Cristo não é "verdadeiro Deus". Seu poder e autoridade são derivadas, não inato: "Como tu tens dado a ele {} Cristo poder sobre toda a carne, para que ele dê a vida eterna a todos quantos lhe deste." (João 17:2).

Notas de rodapé:
  1.  Novo Mundo Tradução das Sagradas Escrituras, (Brooklyn, Nova Iorque: Watchtower Bible and Tract Society of New York, Inc., 1961). Voltar
  2. A preposição grega "para" em João 17:5 leva o caso dativo e significa "ao lado e em, com ou perto de uma pessoa, com, ou seja, na estimativa ou do poder de". Mas em João 01:06 "para" assume o caso genitivo e significa "de lado, ao lado e partindo." Veja Ethelbert W. Bullinger,A Crítica e Concordância Lexicon (Londres: Bagster Samuel e Sons Ltd., 1957), p. 888.Voltar
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